A TSF apurou que está prevista uma declaração do Governador do Banco de Portugal, por volta das 22:30, para explicar a solução encontrada para o banco. Logo a seguir, haverá uma declaração por escrito de Vítor Bento, presidente executivo do BES.
Corpo do artigo
O Governandor do Banco de Portugal, Carlos Costa, faz este domingo à noite, por volta das 22h30, uma declaração sobre a solução encontrada para o Banco Espírito Santo, apurou a TSF.
Sábado à noite, na SIC, Marques Mendes antecipou os contornos da solução que vai ser apresentada. O comentador e antigo líder do PSD pré-anunciou uma alteração radical na estrutura do BES indo ao encontro do que já ontem era dito no semanário Expresso, ou seja, a separação entre o Banco Bom e o Banco Mau.
«Na segunda-feira nascerá um novo banco, com o mesmo nome mas com uma estrutura accionista completamente diferente, com um aumento de capital onde estará tudo aquilo que são ativos bons, ou seja, um bom banco. Ou seja, estará de fora tudo o que é lixo, tudo o que é esqueleto. Tudo o que são ativos tóxicos ficarão num veiculo que será uma espécie de banco mau», explicou.
Sobre o banco bom, Marques Mendes diz que terá um único acionista. «Será o chamado Fundo de Resolução, uma entidade jurídica criada há cerca de um ano e meio que não é do Estado mas que é abastecido financeiramente pelos bancos todos que existem no país e que é gerido por um conselho diretivo com 3 entidades», adiantou.
Marques antecipou ainda uma necessidade de capitalização de 4 a 5 mil milhões de euros, solução que deverá ser transitória.