A retalhista portuguesa apresentou um volume de negócios recorde de 5,3 mil milhões de euros no 1.º semestre de 2025, mais 23% face a igual período do ano passado, com ganhos de quota dos negócios e expansão orgânica a nível internacional e consolidação de novas empresas no portefólio.
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O grupo Sonae revelou esta quarta-feira um resultado consolidado no 1º semestre que ascendeu a 5,3 mil milhões de euros, o que significa que cresceu 23% face ao período homólogo.
Só no segundo trimestre, atingiu 2,7 mil milhões de euros, aumentando 24% em termos homólogos impulsionado pelo contínuo forte crescimento orgânico nos negócios e pelo contributo das novas empresas do portefólio, incluindo a Druni e a Petcity, bem como, pelo desempenho orgânico liderado pela MC, da Worten e da Musti, a registar crescimentos acima dos respetivos mercados.
Excluindo as alterações de portefólio, o volume de negócios apresentou um crescimento de 11% em termos homólogos e o EBITDA subjacente aumentou 38% em termos homólogos, para 473M€ no primeiro trimestre e para 255M€ no segundo trimestre, suportado em boa parte pela operação da MC e reforçado pelo contributo da Druni, e pelas iniciativas de eficiência em curso, de acordo com o comunicado da empresa.
Já o resultado líquido atribuível aos acionistas aumentou 41% para 102M€, refletindo o desempenho operacional dos negócios e a valorização do portefólio.
Ao nível do investimento, o grupo totalizou 864 milhões de euros nos últimos 12 meses e o apoio à comunidade superou os 16 milhões, com destaque para os donativos alimentares e para a promoção da educação na comunidade.
Para a CEO da Sonae “ é com satisfação que mais uma vez, o grupo apresenta fortes resultados no segundo trimestre de 2025. Cláudia Azevedo considera que os negócios continuaram a crescer e a superar os seus mercados, mantendo o foco em servir clientes com as propostas de valor mais atrativas.”
A empresa realça ainda em comunicada que a divisão alimentar da MC registou um impressionante crescimento de vendas na ordem dos 10,5%, suportado pelo período da Páscoa e continuou a melhorar a sua rentabilidade.
Garante ainda que o Continente voltou a reforçar a sua liderança no setor alimentar português e na divisão de saúde, beleza e bem-estar, a performance reflete a consolidação da Druni, desde o 3º trimestre de 2024 além do crescimento orgânico.
As receitas quase triplicaram face ao período homólogo, e a rentabilidade melhorou significativamente, reforçando ainda mais a relevância estratégica deste negócio.
Também a Worten registou uma subida de 6,9% no trimestre, capitalizando a sua proposta de valor omnicanal e a contínua expansão do seu marketplace. O canal online já representa 19,5% das vendas totais e na área de serviços destaca ainda o forte crescimento na expansão, destacando a iServices e a Musti que reforça liderança nos mercados nórdicos, ainda novas aberturas de lojas e consolidação da Pet City com vendas totais que aumentaram 17% em termos homólogos.
Na área dos Centros Comerciais, sob o chapéu da Sonae Sierra revelou forte desempenho na Europa a nível de operação, com aumento do tráfego, níveis de ocupação na ordem de 98,6% e um crescimento contínuo das vendas dos lojistas de mais 4,1%.
Nas telecomunicações, a NOS apresentou um desempenho resiliente ao nível da quota de mercado e resultados operacionais sólidos, com destaque para o crescimento significativo no segmento empresarial e para a melhoria da rentabilidade, suportada por contributos positivos de todas as áreas de negócio.
A Sonae esclarece ainda que em resultado da avaliação contínua e rigorosa da alocação de capital, há 2 meses chegou a acordo para vender as insígnias de retalho de moda MO e Zippy, tendo-se concluído a transação em julho.
Também como anunciou no início do mês, a Comissão Executiva da Sonae, vê agora João Günther Amaral assumir o cargo de CEO da Bright Pixel, enquanto o Eduardo Piedade integrou a Sonae SGPS como Chief Development Officer.
Ao domínio da responsabilidade social, a empresa alocou mais de 16 milhões no apoio à comunidade e avançou com mais uma edição do Prémio Educação Sonae, destinando 150 mil euros por projeto que promova a inovação e inclusão e adianta que este ano, já atingiu um número recorde de candidaturas.
Este ano também já foi reconhecida como uma das 100 melhores empresas do mundo no ecossistema global de start-ups segundo o ranking Corporate Startup Activity Index 2025, que avalia o impacto e a eficácia das iniciativas corporativas de apoio a start-ups em todo o mundo.
Ao nível da internacionalização, a empresa grande que investiu cerca de 864 milhões de euros nos últimos 12 meses, quer na expansão orgânica dos negócios, quer na integração no seu portefólio, de empresas como a espanhola Druni, já depois da integração da finlandesa Musti e da sua nova participada nos países bálticos, Pet City.
