Entre as razões que poderão levar esta agência de rating a reduzir a nota atribuída a Portugal está uma execução orçamental aquém e a falha dos planos de reforma.
Corpo do artigo
A Standard & Poor's colocou, esta quarta-feira, o rating de Portugal BB em vigilância negativa e admitiu reduzir a nota atribuída ao país «nos próximos meses».
Esta agência de rating admitiu fazer esta redução «se a execução orçamental ficar aquém, se os planos de reforma falharem, se deixar de existir apoio oficial ou se o aumento das tensões politicas levar a atrasos no Orçamento para 2014 ou nas revisões».
Em comunicado, a S&P recordou ainda que as «potenciais falhas das metas do programa» de assistência económica e financeira podem «aumentar a incerteza sobre a trajetória da dívida pública e aumentar a probabilidade de Portugal necessitar um segundo programa».
A agência entende ainda que as decisões do Tribunal Constitucional «levantam dúvidas sobre se Portugal vai ser capaz de cumprir a ambiciosa meta de estabilização da dívida estabelecida no programa» de ajustamento.
Apesar disto, a Standard & Poor's refere que a economia portuguesa está a mostrar sinais de estabilização e destaca que as exportações estão «mais fortes que o esperado».