Standard & Poor's mantém "rating" de Portugal no "lixo", mas melhora perpetiva
A agência norte-americana Standard & Poor's manteve hoje o "rating" de Portugal em BB, ainda considerado "lixo", mas melhorou a perspetiva de estável para positiva. A economia portuguesa deve crescer mais, mas o défice também será maior do que o esperado pelo Governo.
Corpo do artigo
Em nota hoje divulgada, a agência diz projetar para os próximos 12 meses uma subida do "rating" de Portugal, daí elevar a perspetiva nesta fase. Tal subida deverá verificar-se se se concretizar uma subida real da economia e uma maior consolidação das contas públicas da parte do Governo, prossegue a Standard & Poor's.
A dívida pública portuguesa, acredita a entidade, deverá caír para 113% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.
«Acreditamos que a melhoria do desempenho económico, apoiado na recuperação da procura interna e redução gradual nos [números de] subsídios de desemprego, contribuam para a redução do défice em 2015», frisa ainda a agência de "rating".
De acordo com a Standard & Poor's, na informação divulgada na página da agência na Internet, o "rating" 'BB' indica que a entidade avaliada é «menos vulnerável no curto prazo mas enfrenta grandes incertezas em curso ligadas a condições económicas e financeiras e a negócios adversos».