As projeções anuais foram suspensas face à incerteza provocada pelo aumento de taxas norte-americanas
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A multinacional criada a partir da fusão das construtoras Fiat, Chrysler e Peugeot anunciou, esta quarta-feira, receitas líquidas de 35,8 mil milhões de euros no 1º trimestre, 14% abaixo ao igual período de 2024. A queda deve-se a volumes de entregas menores e à evolução desfavorável dos preços.
As remessas consolidadas de veículos caíram 9% no primeiro trimestre de 2025. Como causas explicativas estão a menor produção na América do Norte, o período prolongado de inatividade, devido ao feriado em janeiro, as transições de produtos e os menores volumes de veículos comerciais ligeiros na Europa.
A empresa, também dona da marca Jeep, justificou a suspensão das suas projeções anuais com as tarifas americanas e a dificuldade em prever o potencial impacto nos volumes de mercado e no cenário concorrencial.
Na apresentação de resultados, em Amesterdão, fala de entregas consolidadas de 1.217.000 unidades e de um stock total de veículos novos de 1.210.000 unidades (por empresa stock de 333 mil unidades) a 31 de março de 2025, em linha com 31 de dezembro de 2024.
Como ações de recuperação de mercado nos primeiros três meses do ano, aponta o lançamento de três produtos totalmente novos e de várias atualizações de modelos, contribuindo para o aumento da quota de mercado na União Europeia, em comparação com o 4º trimestre de 2024 e para a melhoria dos volumes de encomendas no retalho nos Estados Unidos.
Face à incerteza provocada pelo aumento de taxas norte-americanas, decidiu suspender projeções anuais, mas garante estar altamente envolvida com os decisores políticos, em matéria de políticas tarifárias, enquanto toma medidas para reduzir os seus impactos.
A empresa espera concluir até final do primeiro semestre de 2025 o processo de nomeação de um novo CEO, após a saída de Carlos Tavares em dezembro e conta distribuir um dividendo de 0,68 euros por ação aprovado já em Assembleia-Geral a ser distribuído a 5 de maio de 2025
Embora os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025 tenham ficado abaixo dos níveis do ano anterior, outros indicadores principais refletem os primeiros progressos iniciais dos nossos esforços de recuperação comercial. A América do Norte está numa fase muito inicial, com uma melhoria nas encomendas no retalho, enquanto observamos uma melhoria sequencial na quota de mercado na UE30. Ao mesmo tempo, a empresa está a beneficiar da sua presença geográfica diversificada, uma vez que as nossas regiões do 'Terceiro Motor' registaram no primeiro trimestre de 2025 um crescimento agregado positivo em relação ao ano anterior. (Doug Ostermann, CFO da Stellantis)
A empresa registou uma estabilização da quota de retalho nos Estados Unidos, com um aumento superior a 10% nas vendas do Jeep Grand Cherokee e Compass, bem como do Ram 1500 e 2500, face a igual período do ano anterior e espera uma evolução adicional com a disponibilidade alargada de níveis de acabamento específicos para os camiões ligeiros, o lançamento bem-sucedido de comerciais pesados renovados e esforços reforçados de vendas e marketing.
No mês de março, as novas encomendas de retalho aumentaram 82% em comparação com março de 2024, atingindo o seu nível mensal mais elevado desde junho de 2023.
Na América do Sul, a campanha garante que manteve sua posição de liderança, com uma quota de mercado de 23,8%, um aumento de 1,5 pontos percentuais em relação ao 4º Trimestre de 2024, devido à melhoria no desempenho das marcas no Brasil, Chile e, em especial, na Argentina, onde o mercado está em recuperação, após a flexibilização das restrições às importações.
A região do Médio Oriente e África, embora enfrente restrições às importações em alguns países, a Empresa continua a concentrar-se nos seus esforços de localização, que deverão permitir melhorar os volumes em vários mercados a médio prazo.
Cotada nas bolsas de Nova Iorque, Milão e Paris, a Stellantis conta apresentar os resultados do 1º Semestre a 24 de julho de 2025, mantendo no seu portefólio, marcas icónicas, como a Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.
