Aumento de 25 cêntimos por dia no Estado vai ser acompanhado no setor privado.
Corpo do artigo
O aumento decidido para o setor público vai acabar por abranger também, embora indiretamente, o setor privado: todos os trabalhadores com subsídio de refeição superior a 4,27 euros vão ver esse valor aumentar para 4,52 euros.
A história e a experiência mostra que quando o Estado aumenta o valor do subsídio de refeição dos funcionários públicos, o privado adapta-se e vai atrás.
Porquê?
Porque o valor do subsídio de almoço no Estado determina a isenção de tributação em IRS e Segurança Social do subsídio no privado, o que resulta numa forma de, com poucos encargos, as empresas conseguirem aumentar o rendimento dos trabalhadores. A história e a experiência mostram que sempre que o valor aumentou no setor público, o mesmo acabou por acontecer no privado.
Paula Franco, da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) explica que "a isenção da sujeição a IRS e Segurança Social do subsídio no privado está indexada ao valor do subsídio no Estado, o que na prática, significa que a isenção de tributação vai aumentar 0,25euro para todos os trabalhadores do setor público e privado que aufiram um subsídio de alimentação deste valor ou superior."