A TAP comprou 21 Airbus A330neo-900, que vão chegar de forma faseada nos próximos dois anos, um passo considerado estratégico para o desenvolvimento da transportadora aérea.
Corpo do artigo
O primeiro avião do novo modelo A330-900 foi entregue pela Airbus à TAP; a aeronave fez esta terça-feira o primeiro voo entre a sede da construtora aeronáutica, em Toulouse, e o aeroporto de Lisboa.
O aeroporto Humberto Delgado que, de acordo com o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, vai ter que estar preparado para lidar com o previsível aumento de tráfego de passageiros que esta frota de 21 aparelhos vai trazer à Portela.
Cada um destes aviões com uma capacidade para 287 passageiros, mais 30 do que os atuais aviões de longo curso da TAP, aumentam a pressão sobre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); este foi um dos exemplos que Antonoaldo Neves deu porque é preciso "ter a capacidade de processar todos os passageiros que passam no aeroporto. Precisamos de mais espaço para o SEF porque quando este avião chegar do Brasil com mais 30 passageiros a fila vai aumentar".
No total, a TAP espera crescer 1 milhão de passageiros por ano e para fazer face a esse crescimento o aeroporto de Lisboa tem que encontrar soluções que vão agora ser equacionadas num estudo internacional de "avaliação das necessidades das infraestruturas para o controlo de tráfego aéreo, com um nível de detalhe muito grande. Este estudo vai estar à disposição do país e do Governo para que possa tomar decisões e para que a gente possa continuar a crescer", adianta o presidente da TAP.
TSF\audio\2018\06\noticias\19\07_jose_milheiro_airbus
Face ao assumir destes problemas no aeroporto de Lisboa, agora que é feito este investimento na renovação da frota, Antonoaldo Neves foi questionado, a bordo do novo avião, se a TAP não estava a dar um passo m maior do que a perna?
O presidente da TAP respondeu que "a nossa perna é do nosso tamanho. É uma perna de atleta e a gente vai continuar a crescer e eu tenho a experiência que a infraestrutura acompanha e estamos confiantes que um trabalho com o nosso acionista que é o governo vamos conseguir superar os constrangimentos das infraestruturas".
Esta terça-feira, o primeiro A330neo da Airbus embarcou, desde Toulouse e passando por Lisboa, numa volta ao mundo para demonstrar as suas capacidades para as operações das companhias aéreas.
Assim, como etapa final da fase de certificação de aviões, o modelo da Airbus, que se estreia na TAP Air Portugal vai fazer testes de operação e fiabilidade.
Depois de ter sobrevoado as sedes europeias da Airbus, o A330neo tem como destino 15 aeroportos de cinco continentes, com o objetivo de atingir 150 horas de teste de voo em três viagens.
Os testes de certificação são realizados com o primeiro avião de produção A330-900, totalmente equipado com uma nova cabine que oferece mais espaço para os passageiros.
A certificação conjunta é da maior importância para usar o novo avião tantos em rotas com destino ao Brasil como aos Estados Unidos da América.
O avião voou pela primeira vez no dia 15 de maio de 2018, realizando testes de voo para verificar os sistemas da cabine.
O primeiro 330-900 tem a matrícula CS-TUA e depois de chegar a Lisboa vai para o Rio de Janeiro e segue para Miami e regressa a Lisboa para logo partir para São Paulo e de novo escala em Miami.
A TAP planeia receber 7 aparelhos A330neo em 2018. Os novos aviões entram em atividade comercial entre novembro dezembro de 2018.