"TAP deu muito ao país." Sindicato reafirma que privatização em "moldes controlados pelo Estado" será "benéfica"

Leonardo Negrão/Global Imagens (arquivo)
Em declarações à TSF, Ricardo Penarróias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, considera que a passagem para as mãos de privados beneficia a companhia, mas o Estado não deve abrir mão de tudo
No dia em que a TAP celebra 80 anos "ao serviço do país", o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil reafirma que o próximo Governo deverá garantir que o Estado fica com uma parte das ações da empresa quando esta for privatizada. Em declarações à TSF, Ricardo Penarróias considera que a passagem para as mãos de privados beneficia a companhia, mas o Estado não deve abrir mão de tudo.
"Eu acredito que a privatização em moldes controlados pelo Estado é benéfica para a empresa e para o país no seu todo. A TAP é fundamental para o país e isso nunca pode deixar de estar na mão do Governo. A privatização podia trazer algo diferente para a empresa, talvez maior ambição, maior competitividade, maior organização, mas acredito que uma privatização completa nunca será benéfica para a empresa", explica à TSF Ricardo Penarróias, sublinhando que, o que tem acontecido nos últimos anos, é que os executivos "não entendem a essência da empresa".
"Não olham para aquilo que a empresa pode dar, aquilo que os trabalhadores podem dar. Muitas decisões que foram feitas de régua e esquadro acabaram por ter consequências devastadoras para a própria empresa, para a imagem da empresa, para a imagem do próprio país", lamenta, apelando: "Qualquer decisão que seja tomada no futuro, tem de ter em conta a essência da empresa e a sua capacidade no seu todo."
Ricardo Penarróias recorda ainda a importância da TAP na história de Portugal. "A TAP deu muito a este país, ao contrário de muito do que se fala. São 80 anos de serviço do país, da imagem do país, muito contribuiu para que o nome de Portugal fosse ouvido, lido e sentido em vários países deste mundo. Teve ações históricas em momentos da nossa história e eu diria que a TAP é um nome incontornável deste país", considera.
Para celebrar os 80 anos da companhia aérea, a TAP lançou, esta sexta-feira, um novo livro. "Voar é Preciso - 80 Anos TAP Air Portugal" conta com mais de 800 imagens que retratam a história da empresa durante as últimas oito décadas.
