A taxa de desemprego em Portugal voltou a subir entre os jovens com menos de 25 anos, atingindo 28,1 por cento em Maio e contrariando a tendência de estabilidade na Zona Euro.
Corpo do artigo
Entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego em Portugal estava em Maio nos 28,1 por cento, o que corresponde a um aumento de duas décimas em relação a Abril e de 1,1 por cento relativamente a Maio de 2010, segundo dados do Eurostat.
São números que contrariam a tendência europeia. Entre os 17 países da Zona Euro, o desemprego entre os jovens estava em Maio nos 20 por cento, menos 1,2 do que no mês homólogo. Na Europa a 27, a taxa era de 20,4, menos oito décimas do que em Maio do ano passado.
Na tabela do desemprego entre os menores de 25 anos, Portugal aparece em quarto lugar.
No topo da lista está a Espanha, com 44,4 por cento de jovens sem trabalho.
Em toda a União Europeia, apenas três países têm taxas de desemprego jovem inferiores a dois dígitos, em concreto a Holanda, a Áustria e a Alemanha.
Em Portugal, também continua a crescer a falta de trabalho entre as mulheres. Em Maio, o desemprego feminino era de 12,9 por cento, mais nove décimas do que no mesmo mês de 2010.