A taxa de desemprego na Grécia aumentou em Maio para 16,6 por cento, acima dos 15,8 por cento registados em Abril, divulgou esta quinta-feira a Autoridade das Estatísticas grega (ESA).
Corpo do artigo
De acordo com os dados disponibilizados, «as principais vítimas» sãos jovens sem escolaridade, com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, que representam cerca de 40 por cento do total de desempregados no país.
Há um ano, aquando da aplicação de severas medidas de austeridade pelo Governo grego, condição para que a Grécia recebesse apoio financeiro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a taxa de desemprego subiu para os 12 por cento. Na altura, o desemprego entre os jovens era de 32 por cento.
Apesar da revisão em alta em Maio deste ano, o número de mulheres desempregadas mantêm-se face ao mês anterior.
Ao contrário, a taxa de desemprego entre os homens progrediu em Maio face a Abril, passando de 13,1 por cento, em Abril, para os 14,1 por cento (Maio).
De acordo com a ESA, o número de desempregados em Maio era de 822.719 pessoas, contra 788.459 registados em Abril último, o que corresponde a um aumento de 4,6 por cento.
Em termos homólogos, a taxa de desemprego aumentou 36,6 por cento em maio de 2011, quando comparada com o mesmo mês no ano de 2010, acrescenta a ESA.