
Hipermercado
A taxa de inflação homóloga em julho situou-se em 0,8%, menos 0,2 pontos percentuais que em abril, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Corpo do artigo
A média anual do índice de Preços do Consumidor (IPC) situou-se em 1,3% em julho, um ligeiro recuou de 0,1 pontos percentuais face à registada em junho, adiantou o INE.
Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média diminuiu 0,1 pontos percentuais para 0,6%.
A principal redução na taxa de variação média dos últimos doze meses, comparativamente com junho de 2013, ocorreu na classe da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com uma descida de 0,7 pontos percentuais, para 4,5%.
O INE divulgou ainda o índice de produção na construção que registou uma variação homóloga de -16,3% em junho deste ano, o que compara com a diminuição de 19,2% observada no mês anterior.
Por seu turno, a queda do volume de negócios nos serviços acentuou-se em junho, em resultado do comportamento do comércio por grosso e reparação de veículos automóveis e motociclos.
O índice de volume de negócios nos serviços passou de uma variação homóloga nominal de -4,8% em maio, para -6,2% em junho.