Aumento de passageiros fez diminuir os custos da empresa que gere os aeroportos portugueses.
Corpo do artigo
A taxa de segurança a cobrar nos aeroportos portugueses para a verificação da bagagem de porão, vai descer 22% de 2,5 euros para 1,94 euros. O novo valor foi publicado esta terça-feira em Diária da República e entra em vigor na quarta-feira. Esta é uma das várias taxas que os passageiros pagam cada vez que andam de avião.
A portaria não adianta o valor da taxa anterior (apenas a nova), mas fonte oficial do Ministério do Planeamento e Infraestruturas garante à TSF que o valor antigo era de 2,5 euros.
A mesma fonte explica que a descida de preço, que entra em vigor na quarta-feira, se deve ao aumento do tráfego nos aeroportos nacionais que, pelos efeitos da "economia de escala", diminui os custos que a ANA, empresa gestora dos aeroportos, tem com a segurança.
A portaria explica que esta taxa serve para cobrir o custo dos serviços nos aeroportos concessionados, recordando que se aplica à componente específica dos encargos "com a prestação de serviços afetos à segurança da aviação civil, incluindo a instalação, operação e manutenção dos sistemas de verificação a 100% da bagagem de porão, que é cobrada diretamente aos utilizadores e constitui receita da gestora aeroportuária".
A nova taxa aplica-se nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta, Flores, Madeira, Porto Santo e Terminal Civil de Beja.