Trata-se de um aumento de 4,44% das taxas do aeroporto de Lisboa que está a preocupar a TAP e também a Agência Portuguesa de Viagens e Turismo.
Corpo do artigo
No site da ANA, a gestora aeroportuária justifica o aumento com uma «procura superior ao que era expectável» quando foram feitas as estimativas para 2013.
A 1 de junho as taxas aeroportuárias aumentaram 4,37% e, a partir de 1 de dezembro, haverá uma nova subida de 4,4%, o que dá um aumento total de 8,77% em seis meses.
O aumento de 4,4% nas taxas vai representar um acréscimo nos custos de cerca de seis milhões, quatro dos quais deverão ser suportados diretamente pelos passageiros, ficando os restantes dois milhões a cargo das companhias aéreas que voam para Lisboa.
Contactado pela TSF, o porta-voz da TAP diz que a ANA - Aeroportos de Portugal pode estar a afetar o crescimento no número de passageiros a passar pelo aeroporto de Lisboa.
António Monteiro acrescenta ainda que a TAP promete fazer tudo para não aumentar os preços dos bilhetes, mas diz que é impossível dar essa garantia nesta altura.
A Agência Portuguesa de Viagens e Turismo partilha os receios da TAP. Paulo Brehm, porta-voz da agência, diz que a decisão vai retirar competitividade ao Aeroporto de Lisboa. Acrescenta que pode não levar a uma diminuição do número de turistas, mas deve travar a tendência de crescimento que se tem registado.