As taxas Euribor voltaram hoje a descer nos principais prazos. A expetativa dos mercados é que o Banco Central Europeu deixe inalterada a taxa de juro de referência para a zona euro.
Corpo do artigo
Trata-se da primeira reunião do ano do Banco Central Europeu (BCE). No último encontro, em dezembro, surgiu a notícia que a instituição dirigida por Mario Draghi pudesse mexer agora na taxa diretora, baixando-a de 075% para 0,5%, mas a expetativa dos mercados é que o BCE deixe hoje inalterada a taxa de juro de referência para a zona euro, no mínimo histórico de 0,75%.
Nas últimas sessões, as taxas Euribor flutuaram entre uma tendência de subida e de estabilização, após um ciclo de quedas sucessivas que durou cerca de um ano.
Esta quinta-feira, as taxas interbancárias seguiam a perder 0,002 pontos percentuais na maturidade a três meses, usada como indexante no crédito às empresas, e 0,001 pontos no prazo de seis meses, o prazo indicativo para o crédito à habitação.
A Euribor a nove meses deslizava 0,002 pontos para os 0,437%, enquanto nos 12 meses a taxa recuava um ligeiro ponto base, situando-se nos 0,550%.