Os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa a cinco e a dez anos no mercado secundário negoceiam hoje em queda ligeira, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.
Corpo do artigo
Pelas 9h05, os juros médios exigidos pelos investidores para transaccionar títulos portugueses com maturidade a dez anos negociavam, em média, nos 9,616 por cento, abaixo dos 9,622 por cento da média de quinta-feira.
O máximo histórico neste prazo foi atingido na terça-feira, com os juros médios a fecharem a sessão nos 9,759 por cento.
As taxas de juro médias também estão a aliviar hoje no prazo a cinco.
Nesta maturidade, os juros também negociavam abaixo dos valores da última sessão, negociando, em média, nos 11,493 por cento, abaixo dos 11,501 por cento na quinta-feira.
A cinco anos o máximo histórico foi atingido a 26 de Abril, quando os juros tocaram os 11,916 por cento.
Quinta-feira, o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) anunciou que o Estado português vai voltar ao mercado em Junho em dois leilões de Bilhetes do Tesouro (BT), em que pretende ir buscar até 2250 milhões de euros.
Na próxima quarta-feira (1 de Junho), será realizado um leilão de Bilhetes do Tesouro a três meses, enquanto para 15 de Junho está agendado um leilão de Bilhetes do Tesouro.