A missão de técnicos da Comissão Europeia, do BCE e do FMI, que se deslocará a Lisboa nos próximos dias, terá contactos com os partidos políticos da oposição, de acordo com um porta-voz da Comissão Europeia.
Corpo do artigo
À margem da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, em Godollo, arredores de Budapeste, que está a ser dominada pelo pedido de resgate de Portugal, o porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Económicos e Financeiros decalrou que «eles vão ter contactos com os partidos políticos sim».
Amadeu Altafaj Tardio acrescentou que «o que é essencial aqui é que os partidos políticos também falem entre eles», tratando-se «também de um exercício político com uma dimensão interna».
Os responsáveis pelas Finanças da Zona Euro deverão hoje dar o seu aval ao início do processo que irá levar à aprovação do empréstimo europeu para ajudar Portugal a resolver os seus problemas de dívida pública.
Nos próximos dias, uma missão de técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá deslocar-se a Lisboa para negociar com as autoridades portuguesas o programa de ajustamento económico com que o país se vai comprometer para receber a assistência financeira pretendida.