Tesouro Público espanhol cumpre objectivos do leilão, mas com juros acima de 5%
O Tesouro Público espanhol colocou hoje 3.750 milhões de euros em títulos a três, quatro e cinco anos, pagando um juro superior a 5 por cento.
Corpo do artigo
O valor adjudicado cobre os objectivos do Tesouro, que tinha previsto colocar entre 2.750 e 3.750 milhões de euros, com a procura a superar os 10.200 milhões de euros.
Os títulos a três anos foram colocados a 5,203 por cento - o juro mais alto nesta denominação desde 2000 - com os de quatro a conseguir uma rentabilidade de 5,28 por cento e os de cinco a serem colocados a 5,56 por cento (o valor mais alto desde 1997).
Apesar de ser o terceiro leilão em que os juros ficaram acima dos 5 por cento, o aumento foi mais moderado do que alguns analistas antecipavam.
Entre outros factores, contribuiu para essa moderação a acção conjunta acordada na quarta-feira pelos seis principais bancos centrais do mundo para proporcionar liquidez aos mercados de dívida soberana.
Essa acção conjunta reflecte-se também no risco da dívida espanhola que continua hoje a cair, situando-se, depois do leilão, nos 375 pontos base.