Mercados asiáticos reagem de forma positiva ao pedido de ajuda do governo espanhol. Tóquio e Hong Kong abrem bolsas a subir quase 2%.
Corpo do artigo
A Bolsa de Tóquio abriu em alta. O mercado japonês acolheu com entusiasmo o anúncio de resgate feito por Espanha no passado sábado. Tóquio abriu a subir quase 2%.
Em Hong Kong, a abertura foi também positiva, com ganhos que atingem quase os 2%.
Os mercados internacionais, que na passada sexta-feira fecharam em expetativa quanto à situação financeira espanhola, mostram-se esta manhã animados.
Após uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro, o Governo de Madrid anunciou no fim-de-semana que vai beneficiar de uma pacote de ajuda para a recapitalização da banca espanhola. O valor do empréstimo ainda não é conhecido, mas pode alcançar os 100 mil milhões de euros.
Entretanto, esta manhã, o El País diz que a ajuda à banca vai impor condições fiscais. Citando fontes europeias, o jornal espanhol refere que o resgate está vinculado ao pacto de estabilidade, ou seja, o governo de Madrid tem de assegurar o défice de 3% em 2014, seguindo assim as recomendações da Comissão Europeia que apontam para uma subida do IVA, alteração da idade da reforma, controlo dos gastos das comunidades e, ainda, cortes nos subsídios de desemprego. De acordo com as mesmas fontes, se Espanha não cumprir a meta do défice arrisca-se a não receber mais ajuda financeira.