São 133 trabalhadores da fábrica de Santarém afectados pelo encerramento. Destes apenas 60 vão conitnuar a trabalhar no centro de produção de Leça do Balio, em Matosinhos.
Corpo do artigo
A decisão foi comunicada esta tarde pela administração da Unicer aos quadros da unidade de Santarém. A partir de Março de 2013, a empresa vai deixar de produzir cervejas naquela fábrica. Em causa está o futuro de 133 trabalhadores.
A Unicer garante os postos de trabalho a 60 destes funcionários, mas em Leça do Balio, em Matosinhos, a mais de 250 quilómetros de distância.
Em declarações à TSF, a porta-voz da empresa, Joana Queiroz Ribeiro, diz que para ajudar nas mudanças a empresa vai dar um subsídio de 7500 euros que será pago em 15 prestações.
Para os restantes trabalhadores, a empresa promete indemnizações e formação para aumentar a empregabilidade.
A concentração da produção de cerveja na fábrica de Leça do Balio supõe um investimento de 80 milhões de euros e deverá estar concluída em Março de 2013, depois dessa data em Santarém ficam apenas a plataforma logística e fábrica de refrigerantes.
Também contactado pela TSF, Fernando Rodrigues, representante sindical dos trabalhadores da Unicer, disse que o anúncio da empresa foi uma surpresa e não acredita que haja muitos trabalhadores interessados em mudarem a sua vida para Leça do Balio.