Trabalhadores dos Estaleiros de Viana deixam reunião com ministro «muito preocupados»
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) escusaram-se a esclarecer o conteúdo da reunião que tiveram hoje, no Porto, com o ministro da Defesa, Aguiar-Branco, adiantando apenas estarem «muito preocupados».
Corpo do artigo
O porta-voz da Comissão de Trabalhadores dos ENVC, António Costa, adiantou que ainda durante a tarde de hoje se realizará uma assembleia-geral, nas instalações de Viana do Castelo, para discutir o assunto com os restantes trabalhadores.
A reunião com o ministro da Defesa durou cerca de duas horas, quando estava prevista para apenas meia hora.
O Governo decidiu, na quinta-feira, em Conselho de Ministros, «encerrar definitivamente» o processo de reprivatização dos ENVC, face à publicação oficial da investigação lançada pela Comissão Europeia às ajudas estatais, de 181 milhões de euros, concedidas à empresa desde 2006.
De acordo com o ministro da Defesa, está a ser preparado um «modelo alternativo» que permita «potenciar aquele ativo estratégico» e, em simultâneo, que vá de encontro «às pretensões europeias», envolvendo a subconcessão dos terrenos dos estaleiros a privados.