Trabalhadores dos transportes públicos municipais em greve: adesão de 100% em Bragança e Barreiro e 99% em Coimbra
À TSF, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local adianta que em causa está a exigência da reposição da carreira, bem como a valorização da profissão e dos salários
Corpo do artigo
Os trabalhadores dos transportes públicos municipais fazem greve esta sexta-feira no Barreiro, Bragança, Coimbra, Nazaré, Portalegre, Sintra, Alcácer do Sal e Sines. De Norte a Sul do país, são esperadas perturbações no funcionamento dos serviços de autocarro.
A paralisação nacional foi corcovada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). Em declarações à TSF, a líder sindical, Cristina Torres, adianta que em causa está a exigência da reposição da carreira, bem como a valorização da profissão e dos salários.
Cristina Torres adianta, por isso, que em Bragança e Barreiro a adesão à greve é de 100%. Em Coimbra o valor está nos 99%.
"As expetativas que temos é que a adesão será neste nível em todos os serviços municipalizados de transportes coletivos", afirma.
Apesar de reconhecer a "perturbação" que a iniciativa provoca no quotidiano da população, a líder do STAL aponta que as pessoas também admitem que "estes trabalhadores precisam de ser valorizados".
E em vésperas de eleições autárquicas, Cristina Torres lança também um apelo aos futuros líderes municipais: "Os autarcas têm de ajudar os trabalhadores a resolver este problema."
A paralisação de 24 horas vai afetar a circulação dos transportes municipais em oito concelhos.
Em Coimbra, além do piquete de greve que se concentrará às 05h00, está prevista, às 10h00, uma marcha da Guarda Inglesa (onde fica a sede dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos) até à Câmara Municipal.