
Pedro Rocha / Global Imagens
Parece haver concorrência em Portugal pelo Novo Banco - mas ainda na fase inicial, de consulta de informações. Propostas têm que chegar este mês.
Corpo do artigo
São já três os bancos que operam em Portugal a pedir acesso aos dados do Novo Banco, mostrando assim interesse potencial na compra dessa instituição financeira. Segundo o Jornal de Negócios, BCP, BPI e Santander quiseram entrar no 'data room', tendo agora até final deste mês para decidir se apresentam propostas oficiais.
O calendário definido para a venda do Novo Banco está prestes a entrar na fase decisiva, depois de o Banco de Portugal ter aberto duas vias possíveis: uma dispersão em bolsa de parte do capital do Novo Banco e uma venda direta - mesmo que inferior à totalidade do capital.
As notícias dos últimos meses indicam que o interesse no Novo Banco não foi forte, durante as deslocações ao exterior feitas pelo ex-ministro Sérgio Monteiro, entretanto designado pelo Banco de Portugal para comandar o processo de venda. A transferência de dois mil milhões de aplicações financeiras para o antigo BES - o veículo que ficou com as perdas do antigo banco de Ricardo Salgado - geraram dúvidas, sobretudo pela litigância que abriu nos tribunais.