
Alemanha
Direitos Reservados
Contudo, este tribunal alemão avisou o governo da chanceler Angela Merkel que, a partir de agora, tem de obter luz verde» da comissão orçamental do Bundestag para estes planos.
Corpo do artigo
O Tribunal Constitucional alemão considerou, esta quarta-feira, legais os planos de resgate da Alemanha aos países em dificuldades na Zona Euro.
Contudo, este tribunal, que está sediado em Karlsruhe e que é o mais lato na hierarquia dos tribunais germânicos, indicou que os deputados do parlamento deverão passar a autorizar qualquer apoio considerado de «grande importância» para a Alemanha.
De acordo com este tribunal, o governo alemão «tem a obrigação de obter luz verde» da comissão orçamental do Bundestag, a câmara baixa do parlamento, antes de se comprometer com alguma destas ajudas, não sendo suficiente que ele tente sozinho convencer os deputados, como tem acontecido até agora.
O Tribunal Constitucional considerou ainda que o governo liderado pela chanceler Angela Merkel não violou a constituição ao prometer ajudas de centenas de milhões de euros a estes países.
Desta forma, este tribunal alemão rejeitou a queixa de uma grupo de economistas eurocépticos e de um deputado conservador, que pretendiam a condenação do executivo germânico nesta questão.