A reunião do novo ministro da Finanças, Vítor Gaspar, e do novo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, servirá para uma apresentação aos chefes de missão da "troika", disse à Lusa fonte oficial do FMI.
Corpo do artigo
«Os chefes de missão da União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e FMI vão estar em Lisboa terça-feira numa breve visita para conhecer o novo ministro das Finanças [Vítor Gaspar]», adiantou a mesma fonte.
Não haverá discussão de dados financeiros, mas estará em cima da mesa o processo de monitorização do acordo e a definição dos canais de comunicação entre as entidades envolvidas, referiu.
Portugal vai receber até quarta-feira mais 3,6 mil milhões de euros, que se juntam aos 6,1 mil milhões de euros do FMI já recebidos, e que acrescem, por sua vez, aos 6,5 mil milhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).
O empréstimo internacional ao Estado português tem um valor total de 78 mil milhões, com contribuições de igual montante do MEEF, Fundo Europeu de Estabilização Financeira e FMI.
O encontro ocorrerá depois da tomada de posse, marcada para as 12h00, numa cerimónia no Palácio da Ajuda.