A secretária de Estado do Turismo considera que Portugal deve apostar em mercados alternativos e não estar dependente apenas do mercado do Reino Unido.
Corpo do artigo
O turismo será sempre um dos setores que mais afetado pelo Brexit qualquer que seja o cenário que saia esta terça-feira do Parlamento britânico.
Desde que se colocou o cenário de saída do reino Unido da União Europeia que o turismo britânico para Portugal tem vindo a descer. "Tem havido uma diminuição de turistas britânicos, cerca de 8% acumulado até outubro", esclarece a Secretária de Estado do Turismo.Ao invés, Ana Mendes Godinho sublinha que as receitas estão a subir. "O que significa que estamos a atingir os segmentos que deixam maior valor em Portugal", acrescenta.
No entanto, Ana Mendes Godinho ressalva que em novembro do ano passado já houve uma recuperação e que essa diminuição do número de turistas, ao invés, tem sido compensada pelo aumento na receita.
TSF\audio\2019\01\noticias\15\maria_augusta_casaca_turismo_e_brexit_15h
A incerteza quanto ao futuro no que respeita ao setor do turismo é grande, mas a Secretária de Estado sublinha que é preciso apostar em campanhas de marketing, tanto no principal emissor de turistas para Portugal, o Reino Unido, como noutros mercados, apostando na " competitividade aérea".
Em alternativa ao mercado britânico o turismo aposta noutros mercados que estão a dar bons sinais. "Os Estados Unidos, o mercado Chinês, Canadá, Brasil, são mercados a reagir muito bem e com crescimentos muito expressivos para Portugal", diz Ana Mendes Godinho.
Turismo quer recuperar percursos pedestres após incêndio em Monchique
A Secretária de Estado do Turismo assina esta tarde na câmara Municipal de Monchique um protocolo que prevê a recuperação e ampliação de percursos pedestres e cicláveis no concelho, alguns destruídos no incêndio. O protocolo prevê um investimento de 480 mil euros e envolve a autarquia, a Região de Turismo do Algarve e a associação ambientalista Almargem.
Neste projeto "serão também incluídos programas associados ao turismo de natureza e de oferta cultural", esclarece Ana Mendes Godinho.