Portugal está a conseguir cativar cada vez mais visitantes para o setor denominado turismo de negócios. Uma sondagem da Intercampus para a TSF, DN e JN revela que mais de 90 por cento dos participantes em congressos em território nacional ficaram muito satisfeitos e querem regressar.
Corpo do artigo
Portugal tem revelado potencial no chamado turismo de negócios e para avaliar o grau de satisfação deste segmento, isso mesmo revela uma sondagem da Intercampus para a TSF, DN e JN com o perfil dos congressistas.
95% são indivíduos com formação universitária, pertencentes às classes A e B, sendo o grupo etário mais dominante entre os 36 e os 50 anos.
A grande maioria dos turistas de negócio são oriundos de países europeus, com destaque para a Espanha, Dinamarca e Alemanha, sendo que cerca de metade desloca-se sozinho e os restantes 53% acompanhados.
Em média o custo médio total com um congresso não chega aos 700 euros, o que se traduz num gasto diário na ordem dos 69,3 euros, excluindo viagem, avião e inscrição.
Para metade dos inquiridos, é a primeira vez que visita o nosso país, mas a outra metade já esteve em média mais de duas vezes em Portugal e desse universo, 75 por cento, revela que foi por motivos profissionais. Há ainda 30 por cento a revelar que antecipou ou adiou a viagem para passar mais alguns dias em Portugal.
A maioria dos participantes, cerca de 70 por cento, reconhece que nos últimos três anos assistiu a congressos noutros países, incluindo Espanha, Grécia, Alemanha e Reino Unido, mas na comparação com Portugal, a opinião é que o acolhimento e a organização é igual, ou melhor em território português, do que em qualquer um desses destinos.
De modo geral, os congressistas demonstram um grau muito elevado de satisfação, com a estadia em Portugal, destacando a simpatia dos portugueses, a qualidade do alojamento e o clima, considerando que nestes aspetos a realidade ficou acima das expectativas.
91 por cento manifesta uma elevadíssima satisfação com a estadia em Portugal, o que assume um valor médio de 8,6 numa escala até 10.
A sondagem revela ainda que 78 por cento admite voltar ao nosso país, ou recomendar Portugal como destino a visitar, apontando entre os vários motivos, não só o clima sol como a possibilidade de conhecer melhor o território, a história portuguesa e a própria população.
Este estudo foi realizado através de entrevistas presenciais junto de 302 cidadãos estrangeiros que estiveram presentes em congressos, entre setembro e novembro de 2014, em Lisboa e no Porto.