
Lisboa
Direitos Reservados
Há mais hóspedes estrangeiros na capital portuguesa e mais escalas de navios cruzeiro, mas a Associação de Turismo de Lisboa diz que há menos turistas portugueses.
A Associação de Turismo de Lisboa registou um aumento de hóspedes estrangeiros na capital portuguesa de 7,1 por cento e uma subida nas dormidas de 8,8 por cento.
Ouvido pela TSF, o diretor adjunto desta associação indicou ainda que os proveitos do turismo de Lisboa «estão ligeiramente superiores», tendo, contudo, apenas registado um aumento de 3,7 por cento.
«Se a isto juntar o número de portugueses que baixaram 2,7 por cento em termos de hóspedes e de 1,2 por cento nas dormidas temos uma média de crescimento de cerca de seis por cento em termos de dormidas e 3,6 por cento em termos de hóspedes», adiantou Mário Machado.
Ainda de acordo com números fornecidos à TSF pela Associação de Turismo de Lisboa, o número de escalas de navios cruzeiro em Lisboa aumentou dois por cento nos primeiros seis meses de 2013.
«Já é um fluxo bastante importante para a cidade e com tendência para aumentar. Note-se que produto do cruzeiro em geral para o cliente que o aborda é um produto em que está tudo incluído», explicou.
Mário Machado disse ainda acreditar que este tipo de turismo será ainda beneficiado com a entrada em funcionamento do novo terminal de cruzeiros previsto para 2014.
Esta associação indicou também que o número de turistas ingleses e alemães registou uma subida, mas há agora menos turistas espanhóis e portugueses na capital portuguesa.