Segundo o Banco de Portugal, as PME são as principais responsáveis por este resultado, estando 22 por cento destas em incumprimento.
Corpo do artigo
Uma em cada cinco empresas portuguesas no final de Março que pediu empréstimos à banca tinha crédito malparado, indica o Boletim Estatístico do Banco de Portugal.
Ainda de acordo com este documento, as Pequenas e Médias Empresas são as principais responsáveis por este resultado, estando 22 por cento destas em incumprimento.
As PME devem cerca de seis por cento do dinheiro que obtiveram, ao passo que as grandes empresas devem apenas 1,3 por cento do dinheiro que lhes foi emprestado.
O Banco de Portugal revela ainda que 14 em cada cem portugueses que têm empréstimos estão em incumprimento, número que tem crescido de forma lenta mas consistente.
No crédito à habitação, o crédito malparado atinge apenas cinco por cento dos devedores, mas na área dos empréstimos ao consumo e a outros fins o incumprimento abrange quase 16 por cento.
Se nos particulares, o crédito malparado representa 3,3 por cento dos cerca de 142 mil milhões de euros em dívida, nas empresas, este ascende aos cinco por cento dos cerca de 115 mil milhões emprestados.