Depois de uma audiência com o presidente da República, o presidente da União das Misericórdias admitiu "abertura", mas não quer "pôr o carro à frente dos bois".
Corpo do artigo
Depois de, na semana passada, ter sido assinado o memorando de entendimento entre o Montepio e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que estabelece uma parceria "no âmbito do desenvolvimento nacional da economia social" e que "contempla a possibilidade de uma participação da SCML na Caixa Económica Montepio Geral, abrindo o caminho para a participação de outras instituições", o presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, não fecha a porta a uma entrada das misericórdias no capital do Montepio.
"Estamos abertos a conversar, com certeza", disse, no final de uma uma audiência, no Palácio de Belém, em Lisboa, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a qual, garante Manuel Lemos, o assunto não foi abordado.
O presidente da União das Misericórdias adianta, no entanto que, para que tal aconteça, o Montepio teria de funcionar noutros moldes.
"Teríamos de olhar para o Montepio como um banco de economia social", acrescentou, esclarecendo que a instituição "teria de se focar no apoio às pequenas e médias empresas, às instituições de economia social, às pessoas que precisassem de pequenos empréstimos. Um pouco como fazem os bancos de economia social um pouco por todo o mundo", esclareceu, dando conta de que "foi esse o sentido" da conversa que teve com Pedro Santana Lopes, que lidera a Santa Casa de Lisboa.
Quanto a prazos, Manuel Lemos nada diz, preferindo falar em "calma e cooperação" durante o processo.
"Eu sou do norte, e no norte diz-se: 'Não vamos pôr o carro à frente dos bois", concluiu, confessando: "Desde há 15 dias não olhei mais para a questão do Montepio. Estamos preocupados com a ajuda às pessoas que foram afetadas pelos incêndios".
Na semana passada, a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) informou que realizou um aumento de capital no valor de 250 milhões de euros, feito totalmente pelo Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM).
Notícia atualizada às 18h13