
Óscar Gaspar
O Partido Socialista vai aguardar por explicações do Governo sobre o valor do défice de 2013 e lembra que há pouco tempo o Executivo de Passos Coelho apontava para um défice de 5,8%.
Óscar Gaspar, conselheiro económico do Partido Socialista, sublinha que «o número do défice para 2013 não é o número que tenha a ver com consolidação orçamental, é um número que essencialmente tem a ver com uma operação específica de perdão de dívida. Depois precisamos de saber exatamente as diversas componentes de receita e de despesa para percebermos melhor o que aconteceu e que impacto é que pode ter nomeadamente na execução de 2014».
Contactado pela TSF, Óscar Gaspar diz ainda que o PS aguarda por explicações do Governo, lembrando que não há muito tempo o executivo apontava para um défice em 2013 de 5,8%.
Óscar Gaspar sublinha ainda que «uma coisa são os números da execução orçamental, outra coisa é a consequência para a vida dos portugueses, das empresas, desta execução orçamental».
Tal com a TSF revelou no início de dezembro, o défice público vai ficar entre os 4,6 e os 4,7% do PIB, abaixo do limite acordado com a troika devido ao bom comportamento da receita fiscal a partir do segundo semestre de 2013 e, acima de tudo, por causa do encaixe de 1253 milhões de euros com o chamado perdão fiscal.