Os empresários do turismo garantem que, apesar da crise, o Verão está a correr bem. Há mais estrangeiros e os portugueses optam cada vez mais por fazer férias cá dentro.
Corpo do artigo
Nos hóteis e empreendimentos turísticos do Algarve, a taxa de ocupação cresce, em média, 5 por cento. Elidérico Viegas, o presidente da associação que os representa, explica que a "culpa", na maioria dos casos, é dos estrangeiros.
«A procura externa terá crescido na ordem dos 7% a 8%, uma vez que a procura interna, que tem descido nos últimos anos, continua também este ano a apresentar descidas na ordem dos 5% a 6%», explica.
A instabilidade no Egito, na Turquia ou na Tunísia ajuda o turismo português, diz Elidérico Viegas. «O aumento é sobretudo provocado por três países: o Reino Unido, a Holanda e a Irlanda»
Mais pessoas não significa contudo um igual aumento de receitas, pois os preços caíram.
O presidente da Associação de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, sublinha que o balanço é mesmo assim positivo e que 2013 vai ser melhor que 2012.
«Quantos setores em Portugal podem afirmar no dia de hoje que este ano será certamente melhor que o ano anterior? este facto é ainda mais significativo se pensarmos que o mercado espanhol, um mercado absolutamente fulcral para nós, se mantém este ano ainda complicado», afirma.
O ano vai ser melhor no turismo por causa dos estrangeiros, mas tambem dos portugueses. Há menos dinheiro para gastar em férias, mas cada vez mais os portugueses optam por fazer férias cá dentro.
Contactada pela TSF, a Confederação do Turismo diz que é cedo para fazer um balanço.