O ministro das Finanças vai ser ouvido, esta terça-feira, pelos deputados da Comissão Eventual de Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal sobre a última actualização do memorando.
Corpo do artigo
O início da audição na comissão, liderada pelo ex-ministro da Economia e do Trabalho dos governos de José Sócrates, e agora deputado socialista Vieira da Silva, está previsto a partir das 10h00.
Esta audição acontece um dia depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter aprovado a terceira tranche do programa de assistência financeira a Portugal, autorizando que o país receba mais 2900 milhões de euros.
A decisão do conselho de administração do FMI, divulgada segunda-feira através de um comunicado de imprensa, formaliza que Portugal irá receber a totalidade da terceira tranche de oito mil milhões de euros no âmbito do programa de ajuda da troika.
A Comissão Europeia já autorizara a concessão do montante restante, vindo do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).
Formalmente, o Fundo aprovou as conclusões da missão conjunta do FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, que deu um parecer favorável na segunda avaliação do desempenho de Portugal no cumprimento das metas estipuladas pelo programa de assistência, nomeadamente as orçamentais.