
Vítor Gaspar
dr
O ministro das Finanças reafirmou, hoje em Londres, a convicção do Governo: Portugal não vai pedir novo resgate e cumprirá todos os compromissos assumidos com a troika.
Corpo do artigo
Depois de Pedro Passos Coelho, esta quarta-feira foi a vez do ministro das Finanças afirmar que Portugal não vai precisar de um segundo plano de resgate porque vai cumprir o que foi acordado no plano de assistência financeira.
Vítor Gaspar falava perante 400 alunos da universidade London School of Economics, numa palestra em que o ministro reafirmou o discurso de que Portugal vai cumprir todos os compromissos que assumiu.
Também em entrevista, que será publicada esta quinta-feira, ao Financial Times, o ministro garantiu que Portugal vai cumprir as metas orçamentais acordadas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.
«Vamos cumprir o nosso lado do acordo», afirmou Vitor Gaspar num artigo publicado no site do diário financeiro inglês, reiterando que Portugal não tenciona pedir mais auxílio financeiro nem prazos alargados para o cumprimento das metas orçamentais.
Nesta entrevista, Vítor Gaspar frisou a importância das «transformações estruturais».
O ministro comparou ainda as actuais dificuldades económicas com a era dos Descobrimentos: «Quando os navegadores foram para o mar no século XVI, não tinham certezas quanto às tempestades que teriam de enfrentar. Mas preparavam-se para elas, e se fossem bons marinheiros tinham êxito. Temos tradição de ser bons marinheiros».
A entrevista com ao ministro das Finanças é assinada pelo editor para os assuntos europeus do Financial Times, Tony Barber.