O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, inicia na segunda-feira uma visita de dois dias aos Estados Unidos, durante a qual se irá encontrar com o presidente da Reserva Federal e com o secretário do Tesouro dos EUA.
Corpo do artigo
Segundo informações do Ministério das Finanças, a viagem de Vítor Gaspar destina-se a explicar a evolução do programa de ajustamento orçamental português a decisores políticos, académicos, jornalistas e outros agentes económicos dos EUA.
Em Washington, Vítor Gaspar vai ser recebido pelo presidente da Reserva Federal (Fed), Ben Bernanke, na segunda-feira, pelas 15h00 locais (19h00 em Lisboa). Na terça-feira, Gaspar visita o seu homólogo, Timothy Geithner, no Departamento do Tesouro.
Gaspar chega aos Estados Unidos este domingo. Na segunda-feira, ainda antes da reunião com Bernanke, fará uma intervenção no Peterson Institute for International Economics (um 'think tank' de Washington).
A palestra, aberta à imprensa, terá o título "Portugal: gaining credibility and competitiveness" ("Portugal: conquistar credibilidade e competitividade").
Ainda na segunda-feira, o ministro das Finanças vai fazer outro discurso no National Press Club (clube de imprensa), com o título "Adjusting in the euro area" ("Fazer um ajustamento na zona euro").
Na terça-feira, Gaspar terá reuniões informais com responsáveis por instituições financeiras norte-americanas antes de ser recebido pelo secretário do Tesouro. O ministro regressa a Portugal na quarta-feira.
Os Estados Unidos não participam diretamente no programa de assistência financeira a Portugal, mas são um dos principais membros do Fundo Monetário Internacional (FMI), responsável por um terço do financiamento da troika.