A Vodafone, a NOS e a MEO dizem-se "perplexas" com as alterações impostas pela Anacom, considerando que a decisão "prejudica gravemente os interesses dos consumidores".
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"No âmbito da decisão tornada hoje pública pela Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações], a Vodafone, a NOS e a MEO expressam perplexidade com a decisão anunciada, a qual não foi alvo de qualquer apresentação ou discussão prévia com os operadores, em contraciclo com uma postura de diálogo construtivo que se entende dever ser privilegiada", lê-se no comunicado emitido pelos operadores.
Segundo sustentam, "esta decisão da Anacom prejudica gravemente os interesses dos consumidores, na medida em que vem banir um conjunto de ofertas que os clientes querem e procuram e, mais ainda, foram e são decisivas para a massificação da sociedade da informação e para o desenvolvimento da economia digital em Portugal".
"Acreditamos que é importante privilegiar uma postura construtiva de diálogo e cooperação entre todos de forma a assegurar a missão do regulador em promover o setor, os consumidores e os operadores também", afirmam.
Em causa está a decisão anunciada, esta quarta-feira, pela Anacom de dar um prazo de 40 dias úteis aos três prestadores de acesso móvel à Internet para alterarem "as ofertas 'zero-rating' e outras similares" que "estão a violar o Regulamento Telecom Single Market (TSM) e o Regulamento do Roaming no que respeita respetivamente às regras sobre a neutralidade da rede e sobre o 'roaming'".