A Volkswagen vai atualizar o "software" dos motores diesel em todas as suas marcas na Europa e vai oferecer um prémio para trocar um veículo a diesel antigo por um novo menos poluente ou elétrico.
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O fabricante automóvel alemão adiantou que se trata da atualização do software dos motores diesel com a norma Euro 5 e Euro 6 e acrescentou que as marcas Volkswagen (VW), Audi, Seat, Skoda, Porsche e os veículos comerciais estão a trabalhar nos detalhes do prémio para que os proprietários dos automóveis com motores a diesel com a norma Euro 1 até à 4 comprem outro mais novo e limpo, seja com um de combustão que emita menos poluentes ou elétrico.
A empresa vai atualizar o software dos modelos com motor a diesel da norma Euro 5 e parte daqueles que tenham um motor Euro 6 de todas as marcas, não só na Alemanha como também em toda a Europa.
"Com este pacote de medidas amplo reduziremos notavelmente as emissões de óxido de nitrogénio e melhoraremos a qualidade do ar", afirmou o presidente do grupo Volkswagen, Matthias Müller.
A indústria automóvel chegou a acordo esta semana com o Governo e alguns estados federados sobre medidas que melhorem a qualidade do ar das cidades, reduzindo as missões poluentes entre 25% e 30%.
O setor compromete-se a atualizar o software de 5,3 milhões de veículos na Alemanha, dos quais quatro milhões são automóveis do grupo Volkswagen.
A construtora irá participar de forma proporcional à sua quota de mercado na Alemanha no fundo de 500 milhões de euros para a mobilidade sustentável nas cidades. A indústria irá pagar 250 milhões de euros a este fundo e o Governo alemão outros 250 milhões de euros.
Executivo da Volkswagen assume culpa no caso da manipulação do diesel nos EUA
Um dos responsáveis da Volkswagen declarou-se esta sexta-feira culpado no caso das emissões fraudulentas que envolveu o construtor alemão. Oliver Schmidt, antigo diretor do departamento de ambiente e de engenharia, foi ouvido hoje num tribunal distrital em Detroit, nos Estados Unidos.
No final do mês passado, a justiça norte-americana e os advogados tinham chegado a um acordo que previa que Schmidt assumisse responsabilidades no caso que afetou cerca de 11 milhões viaturas em todo o mundo.
O antigo responsável da Volkswagen deve enfrentar uma pena de prisão que pode chegar aos sete anos
e uma multa que pode ascender aos 340 mil euros.