A Bolsa de Nova Iorque encerrou esta segunda-feira em alta, numa sessão impulsionada pelas vendas recorde registadas na ponte de sexta-feira, após o feriado da Acção de Graças.
Corpo do artigo
O índice industrial Dow Jones ganhou 2,59 por cento (291,23 pontos) para os 11.523,01 pontos e o tecnológico Nasdaq 3,52 por cento (85,83 pontos) para os 2.527,34 pontos. O alargado Standard & Poor's 500, por seu lado, valorizou 2,92 por cento (33,88 pontos) para os 1.192,55 pontos, noticia a EFE.
A praça nova-iorquina abriu esta semana com grandes ganhos, rompendo com quatro jornadas consecutivas de perdas. A sessão foi animada pelo número recorde de 52,4 milhões de dólares gastos durante a ponte de Acção de Graças, entre quinta e domingo, de acordo com dados da Federação Nacional de Retalhistas.
O indicador elevou as expectativas para esta segunda-feira, o dia de maiores vendas na Internet nos EUA: de acordo com a empresa ComScore, os consumidores norte-americanos gastaram 1,2 mil milhões de dólares, o que também é um recorde para este dia tradicional de vendas online.
O bom arranque da época natalícia nos EUA e o optimismo que predominou hoje na Europa relativamente à resolução da crise de dívida soberana contribuíram para que todos os títulos do Dow Jones fechassem no verde.
Entre as cotadas que mais se destacaram esteve a Alcoa, produtora de alumínio, que valorizou 5,7 por cento, a Caterpillar, fabricante de maquinaria, que ganhou 5,49 por cento, e a tecnológica Hewlett-Packard, que valorizou 4,49 por cento.