A bolsa nova-iorquina terminou hoje sem direção definida, com os investidores influenciados negativamente pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a Grécia, depois de terem resistido a uma nova queda do preço do petróleo.
Corpo do artigo
Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average valorizou 0,04% (6,62 pontos), para as 17.673,02 unidades, mas o Nasdaq perdeu 0,23% (11,03), para as 4.716,70.
O índice alargado S&P 500 perdeu 0,42% (8,52), para os 2.041,51 pontos.
Depois de abrirem em baixa, os índices hesitaram antes de ganharem terreno. Mas um movimento de vendas de última hora anulou as pretensões de recuperação do mercado.
Este movimento «esteve ligado a um comunicado do BCE que pareceu indicar aos investidores que não está a haver uma aproximação a uma resolução do caso grego», comentou Art Hogan, de Wunderlich Securities.
A instituição de Frankfurt anunciou hoje à noite, quase no final da sessão bolsista em Nova Iorque, que decidiu deixar de aceitar as obrigações do Estado grego como garantias para os empréstimos aos bancos do país.
Esta suspensão decidida na quarta-feira pelo conselho de governadores «está conforme às regras do Euro-Sistema, uma vez que não é possível agora antecipar uma saída positiva» do programa a que a Grécia está sujeita, e arrisca agravar a asfixia financeira do Estado grego.
Ao longo do dia, os índices tinham variado sem direção definida, evoluindo no sentido da alta perto do fim, ignorando a recaída do preço do petróleo, até que foi conhecida a decisão do BCE.
A cotação do barril de petróleo dos EUA, o WTI, caiu cerca de cinco dólares, com um novo aumento do nível dos 'stocks' para níveis máximos desde 1930, ilustrando novamente o excesso de oferta.
«Estamos num período muito volátil e penso que o mercado procura consolidar-se enquanto espera por um próximo catalisador», considerou David Levy, da Kenjol Capital Management.
Os investidores aguardam em particular a divulgação dos números mensais sobre o emprego e o desemprego nos EUA, que são esperados para sexta-feira, em plena subida do mercado de trabalho.