Uma Europa estável é do interesse da China, disse o chefe do governo chinês, em Guangzhou, última cidade visitada pela chanceler alemã, que terminou no sábado uma visita à China.
Corpo do artigo
«Em primeiro lugar, o principal mercado para as nossas exportações é a Europa», declarou Wen Jiabao, citado pela AFP, acrescentando que a Europa é a primeira fonte de tecnologia da China.
«Ajudar a estabilizar o mercado europeu é, na realidade, ajudarmo-nos a nós próprios (...). Temos a obrigação de estabilizar as políticas de importação e de exportação», acrescentou o governante chinês.
Durante a visita de três dias de Angela Merkel, destinada a reforçar a confiança da China na Europa e no euro, Wen Jiabao sublinhou por diversas vezes «a urgência» da Europa resolver a crise da dívida e indicou que Pequim estará disponível para uma «participação acrescida» no fundos de resgate europeus.
Wen Jiabao apelou à comunidade internacional para que se empenhe mais fortemente na Europa, que é o primeiro mercado para as exportações chinesas.
«A China procura, através do Fundo Monetário Internacional (FMI), participar na resolução do problema da dívida europeia, através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e do Mecanismo Europeu de Estabilidade», o fundo permanente que irá substituir o primeiro a partir de julho acrescentou Wen Jiabao.