O primeiro-ministro espanhol saudou as conclusões do encontro de Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, considerando que representam um importante avanço para a zona euro.
Corpo do artigo
A opinião de José Luis Rodríguez Zapatero foi transmitida durante um encontro que manteve, em Madrid, com a sua equipa económica para analisar, entre outros temas, as medidas económicas que o governo aprova na sexta-feira.
Zapatero considerou ainda positivo a defesa feita pelos líderes francês e alemã de um «verdadeiro governo económico» da zona euro.
O chefe do executivo espanhol expressou também o seu desejo de que o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, assuma a presidência estável desse governo.
Zapatero defendeu ainda que até ao verão do próximo ano os países da zona Euro adotem a chamada «regra de ouro», um projecto que prevê ancorar na Constituição a obrigatoriedade de um tecto para a dívida.
Igualmente positivo o compromisso de apresentar em Setembro uma proposta comum para taxar as transacções financeiras.
Além de analisar o encontro franco-alemão, Zapatero analisou ainda as medidas que o governo aprova esta semana para cumprir os novos compromissos de consolidação fiscal e redução do défice público.
As medidas, estima o governo, poderão resultar em poupanças de 5 mil milhões de euros.