
Durão Barroso
Reuters
O presidente da Comissão Europeia considerou que a situação da Zona Euro é «muito grave» e que chegou à altura de os países europeus cumprirem a promessa de defender a união monetária.
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia qualificou, esta quarta-feira, de «muito grave» a situação que se vive na Zona Euro por causa da crise das dívidas soberanas.
Em conferência de imprensa, Durão Barroso enfatizou a necessidade uma «solução» durante a cimeira de quinta-feira dos líderes da Zona Euro, caso contrário as «consequências far-se-ão sentir na Europa e para lá dela».
«Chegou o momento de tomar decisões. Disseram que fariam o que fosse preciso para assegurar a estabilidade da Zona Euro. É agora a altura de cumprir essa promessa», acrescentou o líder do executivo europeu.
Numa referência à Alemanha, que não está muito agradada com a possibilidade de ajudar os países em dificuldades, Durão Barroso lembrou que a resolução da actual crise é do «interesse de todos».
«Apelo a todos os dirigentes para que façam prova da ética e da responsabilidade europeia», frisou Durão Barroso, no dia em que a chanceler alemã Angela Merkel se vai encontrar com o presidente francês Nicolas Sarkozy.