
Reuters
O Eurostat revelou hoje que a zona euro registou um excedente no comércio internacional de bens de 14,9 mil milhões de euros, acima dos 3,3 mil milhões de euros observados um ano antes.
Corpo do artigo
O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) adianta também que o saldo registado em março deste ano fixou-se em 22,5 mil milhões de euros, contra o excedente de 6,9 mil milhões de euros observado em igual mês de 2012.
De acordo com as primeiras estimativas do Eurostat para o mês de abril, hoje divulgadas, as exportações da zona euro (corrigidas de variações sazonais) diminuíram 0,8% relativamente ao mês anterior, enquanto as importações aumentaram 0,5%.
A UE registou, em abril, um excedente de 9,2 mil milhões de euros, contra um défice de 13,4 mil milhões observado um ano antes, com as exportações a recuarem 0,2% face a março deste ano e as importações a permanecerem estáveis.
Ao nível dos Estados-membros, a Alemanha (49,3 mil milhões de euros), a Holanda (15,1 mil milhões de euros) e a Irlanda (8,9 mil milhões de euros) registaram os maiores excedentes comerciais entre janeiro e março deste ano, enquanto o Reino Unido (-24,1 mil milhões), a França (-20,1 mil milhões) e a Grécia (-5,3 mil milhões) registaram os maiores défices.
Entre janeiro e março deste ano, Portugal registou um défice de 1,9 mil milhões de euros, abaixo do défice de 2,9 mil milhões de euros observado um ano antes.