"É um orgulho." As notas de euro vão mudar em 2024 com marca portuguesa

Após nomeação do Banco de Portugal, a cientista portuguesa Elvira Fortunato foi escolhida pelo Banco Central Europeu para ajudar a decidir a nova imagem das notas de euro.

As notas de euro vão mudar no final de 2024 e esta segunda-feira a cientista Elvira Fortunato foi escolhida pelo Banco Central Europeu para fazer parte de um "grupo de aconselhamento". A decisão surge depois de uma nomeação do Banco de Portugal e o objetivo é decidir a imagem das próximas notas.

"Fico muito contente porque vou representar o meu país [...], é um orgulho e acima de tudo uma responsabilidade", é desta forma que a cientista, em conversa com a TSF, descreve o sentimento de fazer parte deste focus group.

Apesar do processo estar numa fase inicial, Elvira Fortunato revela que vai "ajudar a decidir o tema" das próximas notas. Caso seja possível, promete "enquadrar alguma coisa em que Portugal possa contribuir".

A investigadora da Universidade Nova de Lisboa revolucionou o mundo quando descobriu o transístor de papel, uma espécie de chip feito desse material. "Eu trabalho na área da eletrónica de papel, nós inventámos o transístor de papel e penso que o facto [do papel] ser um dos materiais usados nas notas pode ter contribuído para esta nomeação", revela. Essa descoberta fez também com que a cientista ganhasse este ano o Prémio Pessoa 2020.

O grupo, do qual Elvira Fortunato vai agora fazer parte, é denominado "Theme Advisory Group" e é formado por membros dos 19 países da zona euro. Cada um faz uma nomeação e o Banco Central Europeu tem a palavra final.

Quanto aos membros do grupo, a investigadora explica que são de áreas muito diversas: "Eu penso que há mais uma pessoa das ciências, há pessoas da parte da física, há artistas, arquitetos, jornalistas. O grupo é muito variado".

Num comunicado do Banco Central Europeu, pode ler-se que o grupo levará depois os temas escolhidos ao Conselho do BCE. Depois a entidade bancária europeia, vai convidar o público a pronunciar-se sobre os temas selecionados.

O processo termina no final de 2024.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de