A taxa de desemprego em outubro foi de 8,4% e a primeira estimativa para novembro aponta para um valor inferior (8,2%). Desemprego jovem diminui mas permanece alto.
Corpo do artigo
A taxa de desemprego de outubro de 2017 situou-se em 8,4%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior e menos 0,5 p.p. em relação ao valor registado a três meses antes.
Dados publicados pelo INE mostram que aquele valor "representa uma revisão de menos 0,1 p.p. face à estimativa provisória divulgada há um mês e ter-se-á de recuar até fevereiro de 2005 para encontrar uma taxa tão baixa".
Em outubro a população desempregada foi estimada em 435 mil pessoas, tendo diminuído 1,1% em relação ao mês precedente (menos 4,6 mil pessoas).
A população empregada ultrapassava os 4 milhões e 700 mil pessoas, tendo aumentado 0,3% (mais 12,1 mil pessoas) face ao mês anterior.
A estimativa provisória da taxa de desemprego de novembro de 2017 foi de 8,2%. Neste mês, a estimativa provisória da população desempregada foi de 424,2 mil pessoas e a da população empregada foi de 4 745,1 mil pessoas.
Novembro com valor provisório ainda mais baixo
O INE publicou também a primeira estimativa para o mercado laboral em novembro e estima uma redução adicional da taxa de desemprego para 8,2%.
A taxa de desemprego das mulheres (8,6%) excedeu a dos homens (7,8%), mas ambas diminuíram em relação ao mês anterior, a primeira em 0,4 p.p. e a segunda em 0,1 p.p..
A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 23,7% e diminuiu 0,9 p.p. em relação ao mês precedente.
A taxa de desemprego dos adultos foi de 7,0% e diminuiu 0,1 p.p. em relação àquele mês.