São 70 mil participantes de mais de 170 países que se reúnem a partir desta segunda-feira na Web Summit 2018, em Lisboa.
Corpo do artigo
Esta é a terceira vez que a cimeira da tecnologia se organiza na capital portuguesa e este ano junta políticos como Tony Blair, cientistas como é o caso do criador da World Wide Web (WWW), Tim Berners Lee, e empresários como o patrão da Microsoft, Brad Smit.
A par destes gigantes estão os pequenos criadores que se querem afirmar como é o caso da "Horizon 47", uma Start Up que foi fundada por um português e vai a concurso na Web Summit deste ano.
A família do fundador da empresa, Pedro Meireles, já constrói mobiliário em Paços de Ferreira há várias gerações mas a nova empresa agora fundada, a "Horizon 47", deu um passo em frente para valorizar uma simples poltrona de luxo.
"Nós desenvolvermos um sistema de som com determinadas características que implementámos numa peça de mobiliário. Ou seja, a Horizon 47 mais do que uma marca de mobiliário é uma marca que se pretende afirmar como uma marca tecnológica", afirma o presidente da empresa, Pedro Meireles.
TSF\audio\2018\11\noticias\05\jm
A Horizon 47 quer agora levar este conceito para dentro do automóvel. "Temos que fazer uma ligação entre carro e casa com um conceito tecnológico comum", defende.
O criador desta ideia vai ao concurso de Startup na Web Summmit 2018 e Pedro Meireles já tem a lição estudada para cativar os investidores.
"Nós na poltrona utilizamos um tipo de altifalantes (a grande inovação deste sistema de som está aí) um tipo que funcionam por indução de vibração. Ou seja, o altifalante comuns utilizam o ar como meio de propagação, aquele tipo de altifalantes utilizam uma superfície rígida para funcionar como altifalantes", explica Pedro Meireles.
Assim, a tecnologia permite esconder a alta-fidelidade. Ninguém se apercebe da presença dos aparelhos de áudio e o próximo passo é utilizar os assentos do carro com difusores de som.
hNFO2W4X1I0
"Com a condução autónoma a importância do entretenimento é muito maior. Há necessidade de investir neste sentido e tornar as experiências de viagem mais interessantes. Para além do som para o ambiente nós achamos que é importante, utilizando esta tecnologia, cada lugar individualizado, cada passageiro ter uma experiência individualizada de som", sublinha.
No automóvel podem também existir ganhos com a retirada dos sistemas clássicos de alta-fidelidade. Diminui assim o peso e o volume dentro do veículo.
Esta é uma ideia à procura de financiamento e por isso os dias da Web Summit para Pedro Meireles vão ser muito intensos. "Vamos estar atentos e beber o máximo possível de conhecimentos e contactos porque isso é o mais importante da Web Summit".
Pedro Meireles adianta também que vai à procura de marcas automóveis interessadas neste conceito de poltrona e vai estar atento às palestras ligadas ao setor automóvel, marketing e criatividade.