Quantos passageiros voaram pelo aeroporto de Beja? É melhor não dizer...

Diretor do aeroporto admite que o projeto ficou abaixo das expectativas. Nenhuma companhia pretende voar para o Alentejo. Futuro, como aeroporto industrial, promete ser melhor.

A ANA-Aeroportos de Portugal está confiante no futuro do Aeroporto de Beja que teve o primeiro voo faz esta quarta-feira 5 anos. O diretor da estrutura sublinha que os últimos meses foram positivos, sobretudo desde que a empresa apostou em tornar a estrutura numa espécie de parque de estacionamento de algumas companhias aéreas.

À TSF, o diretor do aeroporto explica que atualmente há uma média de 3 a 5 aviões por semana ali estacionados, de duas companhias (Hi Fly e EuroAtlantic), que entram e saem conforme os voos que têm, existindo negociações avançadas com mais empresas para fazerem o mesmo.

Responsáveis falam numa nova dinâmica.

00:0000:00

E dentro de menos de um ano deverá estar instalada uma empresa de desmantelamento e manutenção de aviões com 80 postos de trabalho.

O tráfego de passageiros não está excluído, mas o responsável explica que a ANA teve de encontrar outras estratégias para encontrar rentabilidade pois até agora nenhuma companhia aérea quis voar para Beja.

Responsáveis dizem que números de passageiros ficaram, de facto, muito abaixo do desejado aquando da inauguração do aeroporto.

00:0000:00

A ANA garante que continua a tentar atrair companhias aéreas para voar a partir de Beja, mas sem sucesso.

00:0000:00

Durante vários meses, sobretudo no verão, em alguns anos, o aeroporto teve voos "charter" semanais e hoje tem alguns voos privados. Questionado sobre quantos passageiros passaram por Beja, José Natário fala em "alguns milhares" e explica que preferem não adiantar números por não serem "muito relevantes".

O diretor explica que, quando for preciso, o aeroporto vai estar disponível para ajudar o Alentejo.

00:0000:00

José Natário diz que a ANA está convencida que mais tarde ou mais cedo o aeroporto de Beja vai ser fundamental para o Alentejo, apesar de ainda não se saber quando pois tudo depende do desenvolvimento da região.

Veja também:

O Alentejo? "C'est magnifique!" Um aeroporto tão novo e vazio? "Un peu bizarre" - Reportagem no aeroporto de Beja

O restaurante que nasceu por causa do aeroporto ainda espera pelos passageiros. "Mas agora há um bocadinho mais de movimento" - Reportagem TSF em São Brissos, a aldeia do aeroporto de Beja

Na aldeia do aeroporto, Ti Augusto conhece os aviões por dentro, mas nunca voou. Em São Brissos, a aldeia do Aeroporto de Beja, há um restaurante, uma padaria e a taberna do Ti Augusto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de