Eanes diz que há "semelhanças", mas "muitas diferenças", entre Sampaio da Nóvoa e Cavaco
O antigo presidente da República, apoiante de Cavaco Silva nas duas últimas eleições, afirma que apoia o antigo reitor porque, tal como o atual chefe de Estado, é alguém "capaz, competente e honesto".
Corpo do artigo
Ramalho Eanes justifica o apoio às duas figuras com "tempos totalmente diferentes". Sampaio da Nóvoa garante que terá mandato "muito diferente" de Cavaco Silva.
"Há algumas semelhanças, mas muitas diferenças [entre Sampaio da Nóvoa e Cavaco Silva]. E, depois, se Sampaio da Nóvoa for, tal como espero, presidente da República, atuará num tempo totalmente diferente", disse o antigo presidente da República, em Castelo Branco,
No final de uma visita a uma empresa, que inaugurou em 1982, Ramalho Eanes foi confrontado com o facto de ter apoiado Cavaco Silva [em ambas as candidaturas que levaram aos dois mandatos do atual presidente da República] e de agora ser um dos três ex-chefes de Estado que apoia o antigo reitor.
Na resposta, Ramalho Eanes justificou que considera Cavaco Silva alguém "capaz, competente, interessado e honesto", qualidades que, sublinha, também atribui a Sampaio da Nóvoa.
"Passámos de um austericídio para um tempo diferente, um tempo cheio de promessas", acrescentou o ex-presidente da República, para distinguir o tempo "totalmente diferente" em que se situaram as candidaturas do atual presidente e do agora candidato.
Sampaio da Nóvoa garante que qualquer semelhança é pura coincidência
"O meu mandato será muito diferente dos mandatos do professor Cavaco Silva. Em muitos momentos agirei de maneira muito diferente da que agiu", sublinhou Sampaio da Nóvoa, lado a lado com Ramalho Eanes, e depois de ouvir as palavras do general.
O antigo reitor deixou ainda claro que tem da "visão presidencial" um conceito "muito diferente" daquele que é apresentado pelo atual presidente da República, adiantando que uma das razões da sua candidatura é precisamente apresentar aos portugueses uma "outra visão" do cargo presidencial.