Jerónimo pede "consenso nacional" para evitar desaparecimento do setor leiteiro

Paulo Novais/Lusa
O líder da CDU defendeu, esta segunda-feira, a reposição das quotas leiteiras sob pena do setor desaparecer em Portugal e entende que é possível um "largo consenso nacional" sobre a importância da defesa dos produtores portugueses.
Corpo do artigo
Com o fim das quotas leiteiras, a que se juntou o embargo russo e a quebra das compras da China osa produtores vivem sérias dificuldades, como constatou Jerónimo de Sousa duante uma visita a uma exploração leiteira em Coimbra.
"Estamos a perder 6 a 7 cêntimos por litro de leite. Produzo 80 mil litros por mês o que significa um prejuízo de 5 mil euros todos os meses, numa exploração familiar onde trabalho eu, a minha esposa e um familiar", contou Pedro Pimenta ao líder do PCP.
O Governo concedeu recentemente aos produtores de leite três meses de isenção de pagamentos à Segurança Social mas Jerónimo de Sousa considera que não é solução. "É apenas um adiamento do agravamento da situação", considera.
O líder comunista considera que nesta matéria "pode existir um largo consenso nacional sobre a importância da defesa deste setor", garantindo que a CDU não deixará de lutar pela reposição das quotas.
"Se deixarem substituir a nossa produção nacional por via das grandes distribuidoras, criando uma situação de fato consumado, estes produtores não vão aguentar muito tempo. E isto pode ser um desastre para a nossa economia, designadamente para a economia dos Açores", rematou.