"Não será pelo Bloco de Esquerda que a coligação conseguirá formar Governo"

Tiago Petinga/Lusa
A porta-voz do Bloco de Esquerda avisa que se a coligação PSD/CDS não tiver maioria "não será pelo Bloco de Esquerda que conseguirá formar Governo", garantindo que vai rejeitar no Parlamento essa possibilidade de governo minoritário.
Catarina Martins começou por dizer na sua declaração eleitoral que o partido teve "hoje o seu melhor resultado de sempre numas eleições", com "mais votos, mais mandatos". Depois continuou dizendo que se se confirmar que a coligação de direita não tem maioria e se "o presidente da República, por filiação partidária ou pouca atenção aos votos, convidar a direita para um Governo, saiba que o Bloco de Esquerda, como é um partido de palavra, vai rejeitar no Parlamento essa possibilidade e o programa de um Governo de direita".
A Líder do Bloco repetiu a ideia de que "se a coligação de direita não tiver maioria, fique bem claro que não será pelo BE que conseguirá formar Governo". "Uma coligação de direita minoritária não será Governo em Portugal se a democracia não lhe der maioria. Pelo BE não será certamente",
Catarina Martins disse ainda que espera a resposta e posição dos outros partido.
A deputada do BE eleita pelo Porto sabe que "vão ser dias e vão ser anos difíceis" e que se vai "falar muito de crise política, de jogos de influência e de arranjos". "Mas o BE nunca esquece o que é verdadeiramente essencial: crise social, dificuldade da vida das pessoas, uma criança em cada três que é pobre, um milhão de desempregados e mais de um milhão de pensionistas com menos de dez euros por dia para ter onde morar, comer e comprar os medicamentos", disse.