Há mais de dois milhões de portugueses a viver no estrangeiro. O Observatório da Emigração diz que Portugal é o país da União Europeia com maior proporção da população a viver fora das suas fronteiras, números que dispararam nos últimos anos com perto de 200 mil a saírem de forma permanente entre 2011 e 2014.
Corpo do artigo
A caminho das eleições, nas duas semanas de campanha eleitoral, a TSF selecionou 10 perguntas para o futuro governo. Desta vez queremos conhecer, ao longo do dia, as propostas dos partidos para trazer de volta quem emigrou.
Respostas dos partidos
Fenómeno antigo em Portugal, a emigração disparou a partir de 2011. Nos últimos 4 anos saíram de forma permanente 200 mil pessoas, mais do dobro que os 70 mil dos quatro anos anteriores (2007 a 2010).
Quando falamos de emigrantes permanentes, a saída de portugueses entre 2011 a 2014 foi a maior dos últimos 30 anos. E os chamados emigrantes temporários chegaram, segundo o Instituto Nacional de Estatística, no mesmo período, aos 285 mil.
No dia em que questiona os partidos sobre como fazer regressar tantos portugueses a um país com a população a diminuir, a TSF foi conhecer dois casos.
Rodrigo Cardoso é enfermeiro e saiu de Portugal porque não tinha qualquer perspectiva de carreira profissional. Foi para a Suíça onde o governo, diz, investe na saúde. Trabalha no serviço de radio-oncologia do hospital de Lausanne.
Mais do que não ter trabalho, Rodrigo diz que em Portugal, com tantos cortes no orçamento do Estado, estaria estagnado. Na Suíça encontrou um país acolhedor onde pretende ficar vários anos.
Daniel Afonso é um caso diferente. Terá sido um dos poucos emigrantes que regressou nos últimos meses. À TSF conta que estava bem (e ganhava muito melhor) em Inglaterra, mas quis realizar um sonho antigo e abrir um negócio na sua terra.
A materialização do sonho foi criar um restaurante em Vila Nova de Paiva. O negócio corre bem, mas Daniel admite que dificilmente vai conseguir ganhar aquilo que recebia em Inglaterra. Falha que compensa por estar perto da família e dos amigos.